Volta MENU                            Volta ÍNDICE COZINHA

MINHA COZINHA,
RECEITAS Nº 5

As receitas desta página foram
enviadas pela amiga Deise.
Obrigada Deisezinha!
YARA NAZARÉ

 

RECEITAS DELICIOSAS
DE BACALHAU.


1. Bacalhau de Páscoa Light
1 Quilo de Bacalhau
Batatas-inglesas
Pimentões verdes, vermelhos e amarelos
tomate-cereja
Farinha de rosca
Azeite de Oliva
1 ovo batido
Brócolis
Rendimento: 2 porções
Dessalgar antecipadamente (eu dessalgo em sete águas) o Bacalhau, cortá-lo em porções quadradas e levar para aferventar até ficar macio. Escorrer. Cozinhar as batatas com casca, ligeiramente, descascá-las e cortá-las em fatias não muito finas. Cortar os pimentões em tiras finas. Serão usadas apenas para guarnição e enfeite. Lavar o brócolis, aferventá-lo por 1 minuto na água com sal, escorrer e colocá-lo imediatamente em uma tigela com água e gelo, para cortar o cozimento. Pincelar a superfície de cada porção do Bacalhau com o ovo batido e salpicar com a farinha de rosca, levando em seguida ao forno para gratinar. Usar forno mais quente para que não cozinhe mais ao gratinar.
MONTAGEM: Colocar no centro do prato onde será servido, algumas fatias de batata, em seguida o Bacalhau já gratinado, e ornamentar em volta com os raminhos do brócolis cortados a gosto, as tirinhas de pimentão, os tomatinhos e regar cuidadosamente com azeite.


*******


2. Bacalhau à Baiana


1 posta de lombo de Bacalhau(+ ou - 500g )
1 cebola cortada em rodelas não muito finas.
1 tomate cortado em rodelas não muito finas.
1 pimentão cortado em tirinhas
4 colheres (sopa) de azeite português
3 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
1 garrafa (500ml) de leite de coco.
Rendimento: 4 porções
Refogar a posta de Bacalhau no azeite português, azeite-de-dendê, tomate, cebola e pimentão. Após refogado o Bacalhau, acrescentar o leite de coco e cozinhar.
Acompanha arroz branco, farofa de dendê ou acaçá.


*******

3. BACALHAU À ZÉ DO PIPO
Ingredientes:
Para 4 pessoas
1 lombo de bacalhau
1 litro de leite
2 cebolas médias
4 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 tigela de maionese
750 g de batata em puré
azeitonas pretas

MODO DE PREPARAR:
Depois de bem lavado e dessalgado, corta-se o bacalhau em postas. Leva-se a cozinhar com leite. Picam-se as cebolas e levam-se a refogar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco do leite que cozinhou o bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
Depois de cozido escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro. Deita-se a cebola sobre as postas que depois se cobrem completamente com a maionese. Contorna-se com o puré de batata passado por uma seringa ou saco e vai ao forno a gratinar.
Enfeita-se com azeitonas pretas.
Origem: Receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé do Pipo. Embora levando a maionese, esta receita faz parte da culinária tradicional da cidade do Porto/Portugal.


*******

4. BACALHAU À
GOMES DE SÁ


Para 4 pessoas.
INGREDIENTES:
600g de Bacalhau Desfiado em Lascas e Dessalgado
500g de batatas
1 1/2 xíc. (chá) de azeite extra-virgem
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas portuguesas
salsa
5 xíc. (chá) de leite
sal e pimenta
MODO DE PREPARAR:
(Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser bem dessalgado)
Cozinhar as lascas de bacalhau em fogo brando por 5 minutos, sem deixar ferver. Tampar e abafar o recipiente e deixar ficar assim durante 20 minutos. Depois, escorrer bem e colocar as lascas num recipiente fundo, cobrir com leite bem quente e deixar ficar em infusão de 1,30h a 3h. Cortar as cebolas em rodelas e o dente de alho em rodelas e dourar ligeiramente com azeite. Juntar as batatas cozidas com a pele que depois foi retirada, cortadas em rodelas. Juntar o bacalhau. Mexer tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Temperar com sal e pimenta. Deitar imediatamente num tabuleiro de barro e levar ao forno bem quente durante 10 minutos. Servir no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitar com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.
Esta é a verdadeira receita do bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, que foi comerciante de bacalhau na cidade do Porto/Portugal.

*******

5. Bolinhos de Bacalhau


1,5 kg de Bacalhau
1kg de batatas
1 ramo de salsa
Pimenta-do-reino, moída na hora
2 claras
Azeite de oliva
Óleo de soja para fritura
MODO DE PREPARAR:
Dessalgar antecipadamente o Bacalhau. Aferventá-lo e limpar pele e espinhas. Desfiar bem o Bacalhau. Cozinhar as batatas, amassá-las e misturar ao bacalhau, de preferência com as mãos. Acrescentar a salsa picada, a pimenta, as duas claras batidas em neve e misturar. Untar as mãos com azeite e enrolar os bolinhos. Fritar em óleo abundante e bem quente.


*******


6. BRANDADA DE BACALHAU
COM TOMATES


Para 4 Pessoas
0,5 kg de batatas
Sal e pimenta q.b.
0,5 kg de bacalhau
l tomate maduro
2 gemas
2,5 dl de natas
Manteiga para untar
10 g de queijo ralado

Leve a cozer as batatas em água temperada com sal, depois escorra-as e reduza-as a puré. Coza igualmente o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o como para pastéis de bacalhau.

Misture o puré de batata com o bacalhau e o tomate previamente escaldado, limpo e picadinho. Junte as gemas e as natas e bata tudo muito bem. Retifique de sal e tempere com pimenta.
Deite o preparado numa telha ou tabuleiro, previamente untados com manteiga, e polvilhe com o queijo ralado.
Leve a forno médio (160º), cerca de 30 minutos, até alourar bem. Sirva de imediato.


* * * * * *


7. BACALHAU EM PRATA
COM PRESUNTO

Para 1 Pessoa

P osta de bacalhau do lombo
0,5 dl bem medido de azeite
l cravinho
dentes de alho
1 cebola
l folha de ]ouro
1 raminho de salsa
1 fatia de presunto
1 folha de papel de alumínio

Corte a folha de papel alumínio à medida da posta de bacalhau e coloque-a sobre um tabuleiro; dê-lhe forma côncava, deite-lhe dentro um pouco do azeite e coloque depois o bacalhau enxuto, o cravinho e um dente de alho; regue com mais um pouco de azeite.

Embrulhe o bacalhau com cuidado para que as espinhas não furem o papel e leve a fomo a 200º, cerca de 15 minutos. Entretanto, descasque a cebola e corte-a às rodelas; leve-as a fritar no restante azeite quente com o outro dente de alho, picado, a folha de louro e o raminho de salsa. Frite igualmente a fatia de presunto. Retire o bacalhau do forno e, com cuidado, desembrulhe-o. Coloque-o num prato de serviço. Por cima, disponha a cebola frita e, ao lado, o presunto.

* * * * * *


8. SOUFLÉ DE BACALHAU

Para 4 Pessoas

400 g de bacalhau demolhado
l dl de azeite
2 dentes de alho, picados finamente
6 pãezinhos (carcaças)
6 ovos
Sal e pimenta ao gosto
Pão ralado.

Demolhe o pão em água e depois escorra-o e esprema-o bem. Num tacho, esquente o azeite, junte-lhe os dentes de alho, picadinhos e mexa até alourarem um pouco; misture o pão espremido e as gemas, mexa e deixe aquecer muito bem; prove se está bom de sal e tempere com pimenta.

Entretanto, leve a cozinhar o bacalhau, como habitualmente, e escolha-o de peles e espinhas; esmague-o dentro de um pano, como para pastéis de bacalhau e misture-o muito bem no preparado anterior.

Com cuidado, misture depois as claras previamente batidas, com uma pitada de sal, em castelo firme. Unte com manteiga um recipiente que possa ir ao fomo, deite nele o preparado e alise. Polvilhe com pão ralado e leve a fomo médio (l60º), cerca de 40 minutos. Quando pronto, retire e sirva de imediato com salada a gosto.

* * * * * *


9. BACALHAU À MODA
DA AVÓ

Para 4 Pessoas

700 g de bacalhau
2 dentes de alho
2 cebolas
1,5 kg de batatinhas novas
Óleo para fritar
Sal, pimenta e colorau qb.
2 dl de azeite
Salsa picada
Pão ralado qb.
Alho picadinho

Demolhe o bacalhau e leve-o ao lume a cozer; depois escorra-o, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o grosseiramente. Descasque e pique os dentes de alho. Descasque as cebolas e corte-as às rodelas finas.

Descasque as batatinhas, lave-as e escorra-as; leve-as a fritar em óleo quente, escorra-as de novo e tempere-as com sal, pimenta e colorau. Num tacho, leve ao lume o azeite, junte-lhe os dentes de alho, picados, e, pouco depois, as rodelas de cebola; mexa, deixe refogarem até começarem a querer alourar e retire.

Num recipiente que possa ir ao fomo, misture tudo e espalhe sem calcar. Polvilhe com uma mistura de pão ralado, salsa e alho, picados finamente. Leve ao forno forte até alourar e sirva de imediato.

* * * * * *

10. SOUFLÉ DE BACALHAU
À SINTRA

2 postas de bacalhau previamente demolhado
l colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
l dl de água da cozedura do bacalhau
l dl de leite
4 ovos
sal e pimenta preta moída na altura
algumas gotas de sumo de limão
noz-moscada ralada na hora
queijo parmesão ralado.

Cozinhe o bacalhau. Escorra-o, retire-lhe peles e espinhas e desfie-o muito bem. Coe a água da cozedura e reserve um decilitro.

Numa caçarola, derreta a manteiga e polvilhe de farinha. Deixe dourar por um minuto. Retire do lume e junte, em fio, a água da cozedura do bacalhau, mexendo com uma colher de pau. Junte o leite. Leve a caçarola, de novo, ao lume e, sem parar de mexer, deixe espessar.

Fora do lume, junte a este, molho o bacalhau desfiado. Mexa e tempere de sal (pouco), pimenta, sumo de limão e noz-moscada ralada. Acrescente as gemas, uma a uma, mexendo entre cada adição.

Bata as claras em castelo firme e incorpore-as, cuidadosamente, no creme anterior. Distribua este preparado por recipientes individuais de louça refractária, devidamente untados e enfarinhados. Polvilhe de queijo ralado.

Leve ao forno, a 200º C (5/6 no termóstato) por uns vinte minutos. Sirva logo.

* * * * * *


11. BACALHAU À MINHOTA

4 postas altas de bacalhau (já demolhado)
colorau e pimenta
óleo
6 batatas
4 cebolas
8 dentes de alho
1,5 dl de azeite
azeitonas

Com um pano, enxugue muito bem as postas de bacalhau. Polvilhe-as com colorau e frite-as em óleo, previamente aquecido, sobre lume moderado. Volte-as com uma escumadeira e deixe alourar, de ambos os lados. Escorra sobre papel absorvente.

No mesmo óleo frite as batatas, descascados e cortadas em rodelas grossas. Escorra também sobre papel absorvente. Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte-as em rodelas finas e leve ao lume com o azeite. Deixe cozer a cebola, até estar macia.

Coloque as postas de bacalhau e as batatas numa travessa de serviço e cubra com a cebolada. Enfeite com azeitonas e acompanhe com o esparregado, ou grelos salteados.